Biografia — Novo Testamento — Marcos

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

O autor do segundo Evangelho que temos em nossas Bíblias tinha como nome João. Possivelmente, Marcos tenha sido um nome latino que ele adotou ou alguém designou. Há alguns casos assim e no fim, a pessoa podia ficar mais conhecida pelo nome latino, que seria mais difundido. João significa “Javé mostrou graça” e Marcos, “um grande martelo”, “guerreiro”, com alusão ao deus romano da guerra. Seu nome não aparece no Evangelho que é reconhecido como de sua autoria, mas existe pelo menos já no segundo século informações confirmando essa autoria.

Ele era primo de Barnabé (Colossenses 4.10) e filho de Maria (Atos dos Apóstolos 12.12). Sua família devia ter recursos, pois sua casa recebeu os irmãos e até mesmo tem uma criada chamada Rode. Não é impossível que ela fosse convertida e criada de outra pessoa, mas como estava atendendo ao portão no texto de Atos dos Apóstolos, é mais provável que ela fosse criada da casa mesmo.

Marcos acompanha Paulo e Barnabé em viagem missionária, mas acaba voltando no meio do caminho (Atos dos Apóstolos 12.25–13.15). E acaba sendo a razão da separação de Paulo e Barnabé, pois ele queria levar mais uma vez seu primo e Paulo entendia que não deveria ser assim (Atos dos Apóstolos 15.36–41). Mas essa separação foi providencial da parte do Senhor, pois a mensagem seguiu sendo anunciada e até em mais lugares ao mesmo tempo, e Paulo acaba recebendo Marcos em outro momento (Colossenses 4.10), além de reconhecer o ministério de Barnabé (1 Coríntios 9.6).

O testemunho que Paulo dá a respeito de Marcos é ainda mais marcante exatamente por conta do evento da separação entre ele e Barnabé. Paulo talvez tivesse razões para não querer nem falar do assunto, ainda mais levando-se em conta que Marcos foi o pivô da situação, mas o Espírito Santo tratou a questão!

Marcos deve ter seguido seu caminho acompanhando Pedro e desse discipulado, acredita-se, temos como resultado o Evangelho de Marcos.

Entre as teses que a tradição assume, mas que não temos como confirmar, há algumas interessantes: Marcos teria feito parte do grupo dos 70 enviados por Jesus, sua casa seria o local do Cenáculo da última Páscoa, da Ceia de Jesus com seus discípulos, e ainda ele seria o jovem que estaria “vestido” apenas com um lençol quando Jesus foi preso. Acredito que, como foi citado em outros momentos da Escritura, se essas coisas fossem realidade, haveria alguma alusão ao menos, o que me faz apenas citar por haver quem defenda essas coisas, mas sem concordar pessoalmente com tais possibilidades.

Forte abraço!

Em Cristo,

Ricardo, pastor

http://www.ministeriocompartilhando.com.br

--

--

Pr Ricardo - Compartilhando Na Web

Divulgação de mensagens do Portal Compartilhando Na Web, que faz parte do Ministério Compartilhando - Pastor Ricardo (Caco) - https://linktr.ee/CacoBorba